31/12/2008

Fim de uma era, início de outra...


Retrospectiva
Isabella, Obama, eleições municipais, Madonna, Britney Spears, Machado de Assis, Guimarães Rosa, Eloá, catástrofes, furacões, tornados, Santa Catarina, solidariedade, Olimpíadas, Paraolimpíadas, China, César Cielo...palavra puxa palavra e com estas relembro alguns nomes que fizeram parte das rodas de conversa esse ano em que estive presente.
2008 foi um ano inesquecível, realmente, não podemos deixar de esquecer grandes nomes que fizeram a diferença nos cenários nacional e internacional. Mas neste último dia do ano, pergunto o que mudou em cada um? Fomos mais companheiros, mais irmãos, pregamos a paz que todos gostam de pregar principalmente no dia do Réveillon com roupas brancas? No dia seguinte, estando ou não de ressaca, ignoramos nossos irmãos na rua, brigamos por besteiras a fim de atender interesses e necessidades imediatas. Pense em 2009 o que fazemos a cada dia para melhorar a nossa convivência em sociedade [capitalista ou não] e repensemos cada atitude.

...sem retrocesso
Permitam-me que deixe registrado o que mudou em 2008 em minha vida. Principal destaque: formado em jornalismo. O sonho se tornou realidade. Agora a responsabilidade apenas aumenta, mas ainda sou a mesma pessoa, porém com pensamentos e visão de mundo diferentes. Um colega certo dia teve a audácia de me falar. “Quando ficar famoso não vá esquecer dos amigos”. O que é ser jornalista? É uma profissão pra ficar famoso? Não, absolutamente. O conceito de “ser famoso” vai muito além de ser um jornalista reconhecido. Afinal, “não é preciso ser jornalista para ter estilo, é preciso ter estilo pra ser jornalista”, e estilo eu tenho e soube desenvolver durante o curso e toda a carreira ainda vou desenvolvê-lo, pois a vida é um constante aprendizado.
O TCC ocupou grande parte de minha mente e de minha parceira durante o ano. Falando por mim, a responsabilidade de retratar e provar que Machado de Assis atuou como jornalista no século XIX não foi tarefa fácil. No entanto, os melhores trabalhos são feitos e concluídos com algumas barreiras que são superadas com jogo de cintura e, simplesmente, fome de conhecimento e vontade de vencer.
Troquei fins de semana de 2008 por horas constantes na internet desenvolvendo o trabalho de conclusão. E valeu a pena. Hoje vejo mais do que nunca que 2008 não foi um ano perdido. Pelo contrário: ganhei em conhecimento, em amizades, em contatos profissionais e, também, reconhecimento por quem realmente percebeu o quanto me esforcei. O melhor de mim eu fiz em 2008 e minha expectativa para 2009 é a mesma: cumprir o que prometo, realizar sonhos, fazer parcerias de sucesso e, é claro, postar neste blog.

Nenhum comentário: