21/12/2008

Traiu ou não traiu?

Reprodução Rede Globo











A Rede Globo está de parabéns pela minissérie “Dom Camurro” que retratou todo o sofrimento de Bentinho desde o primeiro capítulo. No entanto, apesar da emissora valorizar o texto de nosso eterno Machado de Assis (que não é o narrador da história), o foco das chamadas para a atração ficou na “traição ou não de Capitu”.
Claro que essa é a grande dúvida que prega a história, mas não deixemos de analisar também outros recursos visuais e literários presentes na obra. Por exemplo: Capitu é muito à frente de seu tempo na obra e até na minissérie, com destaque para uma tatuagem no braço da atriz, Letícia Persiles, que faz a Capitu moça.
Capitu em um momento fala para Bentinho “se fores padre vais realizar meu casamento? E batizar meu primeiro filho?”. É a prova de que a mulher do século XIX não quer ser mais submissa ao marido. A questão religiosa é colocada em xeque também, além da vida cultural no Rio de Janeiro que começa a desenrolar de forma fantástica na cidade.
Quem viu esta adaptação para a TV e não gostou certamente não leu a obra. Foi o que concluí. Eu vi e adorei. Acompanhei os capítulos com uma edição de Dom Casmurro nas mãos e os nomes e textos foram retratados fielmente. Outras pessoas com quem conversei também gostaram, mas tinham lido a obra. As que não gostaram nem do primeiro capítulo revelaram para mim que não leram o livro.
Dom Casmurro é ainda um dos maiores mistérios da literatura brasileira. Alguns ainda inocentam Capitu. Outras a culpam. Mas Bentinho também se mostra como culpado em algumas situações da trama. E a mãe que a todo custo o quer num seminário devido a uma promessa feita antes de nascer? Promessa paga pelo milagre atribuído aos santos.
“Capitu” deve ser o pontapé inicial para que mais diretores divulguem a obra de Machado de Assis e tantos outros clássicos e autores da literatura brasileira que merecem maior reconhecimento dos brasileiros do que os estudiosos de outros países. Machado hoje é mais conhecido pelas suas obras no exterior do que no próprio Brasil. Isso é bom, mas tem sempre um lado desta história que não é...

Nenhum comentário: