15/01/2009

Paraninfos e oradores

Esse blogueiro continua de férias, mas não esqueceu do próprio blog. No entanto, alguns dias de descanso fazem bem para todos. Posto hoje o texto que elaborei para a cerimônia de colação, na qual concorri ao cargo de orador da turma, mas por pouco a vitória escapou. Batatas aos vencedores. Compartilho com os internautas meus escritos noturnos.

Prezadas autoridades da mesa; querida paraninfa da turma de jornalismo, na qual cumprimento os demais paraninfos das turmas de comunicação social; professores homenageados; ilustríssimos pais, familiares, amigos e, claro, colegas formandos.
Quatro anos se passaram. Nesta noite especial e repleta de emoção, recebemos nossos diplomas. Mesmo com tantos problemas enfrentados pela sociedade brasileira, que deseja se encontrar em uma profissão ou obter o título de graduação, conseguimos alcançar um degrau que muitos ainda não pisaram ou talvez nem vão pisar.
Estamos formados em jornalismo. Nossa vitória deve ser comemorada por vários motivos, mas não citarei todos porque não tenho tempo para tanto. Mas, um dos principais, é quanto ao diploma do curso superior em jornalismo ainda ser questionado em nosso país. Em vários momentos de nossa história, a obrigatoriedade de nosso diploma foi anulada. Consideramos isso um desmerecimento a nós que levamos oito semestres assistindo aulas à noite, após nosso trabalho, e também aos sábados, antes dos outros compromissos.
Também tivemos outros momentos que vamos levar para sempre em nossas mentes: as discussões salutares em sala de aula, as conversas com os professores, a criação de jornais, revistas, sites e até um livro-reportagem. Mas, tudo isso só poderia ser possível com a união de toda a nossa turma dentro e fora da universidade.
A partir de todos esses treinos acadêmicos, queremos escrever muito bem e procurar, como Truman Capote dizia buscar, a verdadeira arte. Não somos artistas, mas, jornalistas vencedores. Atingimos nossos objetivos e acreditamos em nossos sonhos. Um deles está concretizado nesta noite.
Colegas formandos em jornalismo: nosso trabalho mais do que nunca a partir de agora é refletir a verdade, propor interpretações e sugerir alternativas para a sociedade. Nossa profissão exige mais tempo e menos salário. Em troca, temos uma vida sem rotina, com aventuras e conhecimentos constantes.

Muito obrigado pela atenção e boa noite!

Nenhum comentário: