22/01/2009

Diferente X Óbvio

Foi tão difícil para começar a fazer este texto até porque falar sobre o sentido de óbvio não tem nenhuma obviedade e não é nada fácil. Se recorrer à filosofia fico com mais dúvidas nessa trajetória rumo à significados, signos e significantes.
Recorrendo ao dicionário Michaelis encontrei o sentido de óbvio que, no caso, se encaixa muito bem para o início de um estudo. A palavra se separa em duas sílabas e vem do latim obviu e significa claro, intuitivo, manifesto, patente e fácil de compreender. Até então nenhuma anormalidade.
Mas, será que tudo na vida é tão óbvio como pensamos? Quantas vezes em diferentes situações nos deparamos com questões que exigimos que apenas um lead jornalístico nos responda tudo? Questões que não são tão óbvias quando nossos ouvidos escutam exigem esclarecimentos que respondam às famosas perguntas quem faz o quê, quando, onde, por quê e para quê.
Recorrendo à música brasileira, O Rappa canta “óbvio” que abre a primeira estrofe com os versos “Saia do ócio, Não caia no óbvio, Não quero ter um sócio, Eu quero um antídoto pra viver melhor”. O que é “cair no óbvio” nos dias de hoje? É ser igual e comum como todos. É seguir “modinhas” pré-estabelecidas pela sociedade e não ter opinião própria sobre outros tipos de discussões. Odeio o Big Brother, mas não sou obrigado a assistir para estar por dentro das rodinhas de conversa nas praças da cidade.
Cair no óbvio é discutir os mesmos assuntos com a mesma sociedade que temos que enfrentar todos os dias. Utilizam a internet para entrar no Orkut logo no primeiro click ou então para ler mais de 500 e-mails. As pessoas não lembram que além do Orkut e dos e-mails, que servem sim para descontrair após um longo e cansativo dia de trabalho, um happy hour com os amigos mais chegados ou até mesmo uma caminhada e pedalada pela cidade em qualquer horário já serve para renovar as energias e começar o dia seguinte com mais disposição.
O grande segredo mesmo é não cair na rotina (entenda-se cair no óbvio) de fazer as mesmas coisas, com as mesmas pessoas e os mesmos programas de fim de semana. Pense em fazer o melhor porque sempre há o melhor lugar para os que mais se destacam da sociedade tão óbvia. Você será diferente.

Nenhum comentário: