20/03/2009

Progresso consciente: uma atitude sustentável

Mares, rios, cachoeiras, praias paradisíacas e a mata atlântica são a perfeita combinação que pode descrever o Litoral Norte de São Paulo. Formado por quatro cidades com características diferenciadas entre si, a região reúne um grande número de turistas na temporada de verão e se prepara para receber um “boom” de investimentos provenientes da iniciativa privada, governos e prefeituras.
Com a chegada de novos empreendimentos e obras de infra-estrutura, estima-se que o litoral eleve a qualidade de vida da população e ofereça também uma gama maior de empregos.
Progresso e novas oportunidades todo mundo gosta, mas é de suma importância que os projetos tenham a preocupação com responsabilidade ambiental e sustentabilidade. Audiências públicas, reuniões com vários segmentos da sociedade, associações de bairros, conselhos municipais e outros órgãos são métodos de planejamento eficazes e previnem eventuais problemas que possam ocorrer no futuro.
A comunicação social vem como mais uma solução para apaziguar os problemas gerados pelo próprio homem e propor métodos de minimizar os eventuais estragos que possam ocorrer em razão de um projeto mal formulado. Cada vez mais se faz necessária a elaboração de campanhas publicitárias que mudem os hábitos diários, matérias jornalísticas que mudem o olhar do leitor nos mais diversos meios de comunicação (rádio, TV, jornais, sites e revistas) e o marketing social voltado para a sustentabilidade.
O conceito de sustentabilidade pode ser difícil de ser implantado. Porém, é uma forma de utilizar os recursos naturais que o Litoral Norte possui de um jeito que prejudique muito pouco o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas. Atualmente, estão em alta as ideias que atendam especificamente três esferas: meio ambiente, seres humanos e progresso econômico.
Uma das iniciativas mais discutidas atualmente na região é a expansão e ampliação do Porto de São Sebastião dentro do Projeto Integrado Porto-Cidade, formulado pelo Governo Estadual, por meio da Companhia Docas de São Sebastião. Em fase de licenciamento ambiental, a obra visa corrigir os “gargalos” do sistema portuário brasileiro, particularmente na região sudeste. O mesmo projeto, segundo informações da Cia Docas, prevê que o porto seja amigável com o meio ambiente.
A avaliação ambiental de um conjunto de órgãos é importante para outras iniciativas como o Projeto Mexilhão de gás, ampliação da Rodovia dos Tamoios e a nova estrada que vai ligar Caraguatatuba a São Sebastião.
Nos municípios do Litoral Norte, o Plano Diretor (PD) deve prever todos estes investimentos que vão proporcionar maior crescimento econômico e demográfico. Mais uma vez o planejamento consciente com a discussão dos projetos e divulgação das ações e etapas a serem realizadas são instrumentos importantes para a busca de melhores condições de vida para todos.
Mesmo com todos os investimentos já anunciados, ainda são necessárias outras medidas para o convívio harmonioso dos moradores do litoral como a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera, conscientização para manter as praias limpas e investimentos em projetos sócio-ambientais que conscientizem novos multiplicadores do conhecimento.
A soma de esforços conjuntos da sociedade civil com a participação popular em discussões importantes para a região é uma das formas que, juntamente com a comunicação social, pode ser determinante para que combinemos progresso com consciência sócio-ambiental. Cada pessoa tem a tarefa de participar das discussões, propor soluções, reclamar das atuais condições, cobrar promessas de campanhas políticas e fazer sua parte com ações ecológicas que primem, sobretudo, pela qualidade de vida da região.

Nenhum comentário: