25/07/2008

Dercy: O melhor “palavrão” dos brasileiros


É fato que uma das melhores atrizes e comediantes que tivemos no Brasil se foi após um século de vida. 100 anos de uma vida irreverente, polêmica, alegre, mas, sobretudo, do cacete. A carioca da gema Dercy Gonçalves não deixava por menos e era uma mulher que não levava desaforo pra casa. No entanto, no programa “Nada além da verdade”, exibido na popular TV do “homem do baú”, mostrou sua intimidade ao extremo e conquistou o prêmio mais alto por ter falado a verdade até o fim.
Dercy, em vida, era sinônimo de palavrões e piadas escrachadas, mas tinha uma inteligência de invejar muitos intelectuais ou as pessoas que vivem do riso de uma platéia pra ganhar o pão de cada dia. Trocando em miúdos: Dercy é f... O verbo “estar” fica no presente porque ela estará entre nós que a acompanhamos até o túmulo, que necessariamente não precisa ter uma pirâmide em cima.
Dercy e sua família, pelo que acompanhei, já esperavam pela morte da comediante. O Brasil não. Talvez a maior falta seja sentida pelas pessoas que lotavam as casas de espetáculo por onde ela passava ou até mesmo nas arquibancadas do sambódromo do Rio de Janeiro com os seios à mostra, sem necessitar puxar a música da Adriana Calcanhoto: “Nada ficou no lugar...”
A intimidade de Dercy era mais do que os palavrões que ela soltava nos espetáculos. Ela soube educar tanto a família, que está tranqüila onde quer que estivesse. Chegou a admitir que faria qualquer coisa pela filha, no programa “Nada além da verdade”. Foi o programa que teve mais audiência, talvez uma das únicas vezes que Sílvio Santos acertou na TV.
Mas não estamos discutindo sobre o SBT e sim que Dercy nos deixou uma grande lição, assim como todos os grandes nomes que partem desta vida. Aproveitar a vida e cada momento como se fosse o último. Parece jargão, mas Dercy soube fazer isso como ninguém e é um dos exemplos mais perfeitos que tenho. Ela chegou a mais de um século de vida? Sabendo viver. Com infância difícil, Dercy alcançou o topo das atrizes e comediantes. É o combinado da genialidade com vontade de mudança.

Nenhum comentário: