12/04/2008

Sobre Coca Cola e Mc Donald’s

Um certo dia conversava com um amigo meu sobre a cultura brasileira. Cultura é um conceito muito amplo para ser definido por mim e existem vários filósofos, antropólogos, jornalistas especializados e outros profissionais que podem definir melhor do que eu. Neste momento pego na estante o maior orientador das pessoas que buscam significados para a continuidade dos textos: o dicionário.
Retomando: Cultura é caracterizada pelo complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições, das manifestações artísticas, intelectuais transmitidos coletivamente e típicos de uma sociedade.
Enfim, após grandes papos sobre diversas culturas e as chamadas “tribos” nos pegamos falando sobre cultura americanizada e que nós, brasileiros temos influências. Ora, muita gente não gosta das coisas que vem da terra do Tio Sam, porém todos os que lêem esse texto consomem ou já consumiram em algum momento da vida: Coca Cola e Mc Donald’s.
Talvez por vício chamamos a Pepsi de Coca Cola e trocamos Bobs por Mc Donald’s. Enfim, é importante dizer que ao meu ver (é claro, não sou dono da verdade apesar de não conseguir definir desde o início da faculdade se existe “verdade” absoluta em minhas aulas de filosofia), a cultura é uma verdadeira troca de informações, seja ela por vestimentas, costumes ou mesmo por via oral e escrita.
Por isso não podemos condenar a cultura de cada indivíduo. Há os vegetarianos que têm uma forma de cultura diferente dos devoradores de carne vermelha e “cocólatras” assumidos. Porém, são provas de que vivemos em um mundo capitalista onde as diferenças existem não somente pela forma de quem tem mais dinheiro ou menos, e sim pelas pelos estilos das “tribos” e grupos, além das formas de alimentação, de dormir, de escrever, de falar ou mesmo de ouvir música.
Portanto, sempre haverá um tipo de cultura que agrade algum gosto. Como diz minha mãe “Sempre existem músicas para os mais diversos ouvidos” e eu concordo com ela. Se o advento do pagode/funk já fez adeptos em todo o país, quero apenas curtir meu rock/mpb/soul (e muito mais) tranqüilo, refrescando a garganta com coca cola e alimentando o cérebro com cultura de qualidade. Da qualidade que EU exijo, é claro!

Nenhum comentário: